O Autor

Maurício de Novais Reis é psicanalista, professor e escritor. Possui graduação em Pedagogia e em Filosofia. É especialista em Teoria Psicanalítica e tem formação em Psicanálise na linha Freud-Lacan.

É mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB) e especialista em Sexologia.

No campo institucional, exerce a função de Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Teixeira de Freitas, além de lecionar Filosofia no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa.

Na educação, tem pautado suas pesquisas no Currículo da Educação Básica, mais especificamente no tocante ao ensino de Filosofia. No tocante à Teoria Psicanalítica, pauta suas pesquisas na relação existente entre angústia e amor, bem como as suas implicações na clínica psicanalítica, privilegiando as correntes teórico-metodológicas inauguradas pelos escritos freudianos e fundamentadas nos seminários de Jacques Lacan.

No campo literário, possui poemas, crônicas e contos publicados em variadas antologias impressas e sites da internet. É autor do livro de poemas não estamos interessados (CBJE, 2008),  do romance Um Crime Passional (CBJE, 2010), do livro infantojuvenil O maravilhoso mundo de Alice (Multifoco, 2017) e do livro de poemas Um Dia de Chuva e Outros Poemas de Amor (Multifoco, 2019). Conquistou o primeiro lugar no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018, da Academia Teixeirense de Letras – ATL, com o conto A Bailarina.

No campo acadêmico, possui trabalhos publicados em importantes revistas acadêmicas do país (para saber mais sobre a produção acadêmica do autor, clique aqui.) Leciona nos cursos de Formação em Psicanálise, especialização em Teoria Psicanalítica e Formação em Terapia Familiar Sistêmica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Psicanálise e Psicoterapias – SOBRAPP.

Tem lecionado nos cursos de Psicanálise e Terapia Familiar Sistêmica Escola Freudiana de Psicanálise de Teresina, da qual é também associado.

Entre 2015 e 2017 escreveu para o Jornal Alerta, de Teixeira de Freitas, a coluna semanal Glossário de Psicanálise.