O Autor

Maurício de Novais Reis é psicanalista, professor e escritor. Possui graduação em Pedagogia, em Filosofia e em Sociologia. Possui quatro especializações na área das terapias: Teoria Psicanalítica, Sexologia, Saúde Mental & Dependência Química e Transtorno do Espectro Autista. Além disso, tem formação em Psicanálise na linha Freud-Lacan.

É mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB) e membro ocupante da cadeira nº 07 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), desde abril de 2022.

No campo institucional, exerce a função de Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Teixeira de Freitas, além de lecionar Filosofia no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa.

Na educação, tem pautado suas pesquisas no Currículo da Educação Básica, mais especificamente no tocante ao currículo e ensino de Filosofia. No tocante à Teoria Psicanalítica, pauta suas pesquisas na relação existente entre angústia e automutilação, bem como as suas implicações na clínica psicanalítica, privilegiando as correntes teórico-metodológicas inauguradas pelos escritos freudianos e fundamentadas nos seminários de Jacques Lacan.

No campo literário, possui poemas, crônicas e contos publicados em variadas antologias impressas e sites da internet. É autor do livro de poemas não estamos interessados (CBJE, 2008),  do romance Um Crime Passional (CBJE, 2010), da novela infantojuvenil O maravilhoso mundo de Alice (Multifoco, 2017), do livro de poemas Um Dia de Chuva e Outros Poemas de Amor (Multifoco, 2019), do livro infantojuvenil Pablo Despencou da Goiabeira (Multifoco, 2022) e do livro de apoio pedagógico Ensino de Filosofia: do universo eurocêntrico ao pluriverso epistêmico (Editora Fi, 2020). Publicou, em coautoria, o livro Epistemologias do Extremo Sul (Editora Fi, 2021).

Conquistou, por duas vezes, o primeiro lugar no Prêmio Castro Alves de Literatura, da Academia Teixeirense de Letras: em 2018, com o conto A Bailarina, e em 2022, com o poema Alma Água-Pretense. Em 2022, ainda conquistou o 2º lugar nas categorias Crônica e Conto, com os textos Um Mundo Desabitado e O Psicanalista, respectivamente.

No campo acadêmico, possui trabalhos publicados em importantes revistas acadêmicas do país (para saber mais sobre a produção acadêmica do autor, clique aqui.) Leciona nos cursos de Formação em Psicanálise e especialização em Teoria Psicanalítica promovidos pela Sociedade Brasileira de Psicanálise e Psicoterapias (SOBRAPP) e pela Escola Freudiana de Psicanálise de Teresina, mantida pela Associação Piauiense de Psicanálise (APP).

Entre 2015 e 2017 escreveu para o Jornal Alerta, de Teixeira de Freitas, a coluna semanal Glossário de Psicanálise.

Exerce a clínica psicanalítica na cidade de Teixeira de Freitas/BA, nos formatos virtual e presencial.